É um documento solicitado por empresas ou universidades para ter uma referência de um candidato a determinada vaga. Não é um item obrigatório de um processo seletivo e atualmente não tem tanta demanda, mas pode ser solicitado. Por isso motivo farei um breve comentário para você conhecer e se preparar caso seja solicitado.
A pessoa responsável pelo documento fará uma recomendação do candidato baseada em observações do seu perfil profissional e pessoal de acordo com seu desenvolvimento num emprego anterior. Pode ser um colega de trabalho, mas preferencialmente deve ser um superior ou chefe direto. Aspectos pessoais podem ser mencionados, mas isso depende do perfil da empresa que está fazendo a seleção. Na dúvida, prefira um teor mais impessoal.
A obtenção da carta pode ser feita no momento de desligamento de uma empresa ou sob solicitação no do candidato alvo de um processo de seleção, mas não é de emissão obrigatória. A carta pode ser feita seguindo um modelo com pontos desejados ou de forma espontânea, mas é importante se assegurar de que as exigências do recrutador sejam cumpridas.
Pontos comuns que devem constar numa carta são:
- Local e data de emissão da carta
- Nome e CNPJ da empresa que está recomendando o profissional
- Identificação da pessoa que recomenda o profissional, com dados de contato, e informando o vínculo profissional anterior (colega, supervisor, gerente ou gestor de RH).
- Tempo de permanência na antiga empresa
- Histórico das competências e habilidades do candidato
- Assinatura do responsável pelas informações declaradas
Algumas recomendações adicionais:
O ideal é que a carta seja digitada, com fontes padrão, como Arial ou Times News Roman, e tamanho da letra 11 ou 12.
O documento deve ser objetivo, no máximo, uma página.
A entrega pode ser feita de acordo com o solicitado no processo seletivo: impressa ou por email. Após a emissão do documento, não esqueça de agradecer ao emissor e manter um bom relacionamento, pois a cordialidade favorece a abertura de novas oportunidades e mantém uma boa rede contatos.
Perfeito esse texto! Acho que é realmente o que as pessoas estão precisando: entender o que é posicionamento e o que não é, para assim ter claro o que alinhar na sua exteriorização. Tá de parabéns!
Obrigado pelos Comentários, Luna. Nos acompanhe para mais atualizações!