Computação Quântica e Visões de Negócio
– AULAS GRAVADAS
por Rodrigo Galhardo
A computação quântica, uma inovação disruptiva, está transformando a maneira como processamos informações. Este curso explora os fundamentos da computação quântica e suas aplicações práticas. Ao navegar pelas fronteiras da física quântica e da tecnologia da informação, você entenderá como os princípios quânticos podem revolucionar a computação.
PROPOSTA
Este curso oferece uma abordagem prática, combinando teoria e aplicação. Ao final, os participantes terão não apenas uma compreensão da computação quântica, mas também a capacidade de identificar oportunidades de negócios nesse cenário em constante evolução.
Nosso Xpert:
Rodrigo Galhardo
Rodrigo Galhardo, 36 anos e responsável pela área de tecnologia da Xperts Academy a partir de agora! Mais de 18 anos de experiência em tecnologia atuante em Consultoria de Segurança Cibernética, Engenharia de Software, e atuante como CISO / CTO as a Service.
Também, atuando na áreas de mobile e pesquisador / criando inovações (POV) para negócios em laboratório de tecnologia. Graduado em Defesa Cibernética pela FIAP, Entusiasta de Computação Quântica e Professional em Cibersecurity for Critical Urban Infrastructure no MIT.
AULAS DISPONÍVEIS: Março/2024
Para mais informações, fale com nossa equipe no WhatsApp ou faça a pré-inscrição, ou inscreva-se imediatamente nos botões abaixo:
Forense para dispositivos Android – via ADB e ferramentas agregadas
por Marcos Alexandre
Conforme levantamento realizado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), o Brasil possui cerca de 242 milhões de celulares inteligentes, conhecidos como smartphones. Isto significa que, em números abstratos, existe 1,13 celulares para cada cidadão brasileiro. Nesse universo vasto de dispositivos móveis é quase que impossível ocorrer um crime onde não esteja envolvido um telefone celular. Diante dessa necessidade, faz-se necessário a utilização de pessoas qualificadas e capacitados para realizar a extração e análise dos dados armazenados nessa tecnologia.
No cenário atual, onde tudo é decidido no detalhe, um simples deslize pode gerar uma contestação ou até mesmo uma impugnação de um laudo ou parecer técnico que faça parte do processo, portanto, a aplicação correta de procedimentos e padrões internacionais, amplamente consolidados e plenamente aceitos pela comunidade científica da computação forense, são imprescindíveis.
O curso “Como proceder com a extração de dados em dispositivos Android utilizando o ADB” abordará uma perspectiva multidisciplinar onde o aluno será contemplado com conhecimentos de hardware e softwares.
“Seguir uma metodologia consolidada não é garantia de sucesso, mas não seguir, é garantia de fracasso”.
Nosso Xpert:
Marcos Alexandre
Marcos Alexandre, Graduado em Informática pela Universidade Luterana do Brasil. Possui especialização em Segurança de Sistemas Computacionais pela ULBRA (2010) e Computação Forense e Perícia Digital pelo IPOG-RS (2019). Além disso, possui especialização em Metodologia do Ensino na Educação Superior pela UNINTER. Sócio da empresa MEC Informática desde 1995, especializada em projetos de servidores Windows e banco de dados Microsoft SQL Server além de dar suporte para empresas da região metropolitana de Porto Alegre
Próxima turma: 20/02/2024
Para mais informações, fale com nossa equipe no WhatsApp ou faça a pré-inscrição, ou inscreva-se imediatamente nos botões abaixo:
Perícia em Assinaturas Eletrônicas e Contratos Digitais
por Renato Guedes
Documentos e contratos estão sendo assinados eletronicamente das mais variadas formas, tanto com assinaturas capturadas digitalmente quanto através de aceites por e-mail, links, selfies, chaves criptográficas ou reconhecimento facial e os peritos em documentos e assinaturas têm sido demandados por juízes e advogados para auxiliar na resolução de conflitos com essa modalidade de assinatura.
Sabe-se que até o final desta década cerca de 80% dos contratos serão digitais. Trata-se de uma oportunidade para o perito grafotécnico ou de documentos ampliar sua atuação e garantir a participação no futuro da perícia.
Nosso Xpert:
Renato Guedes
Profissional sênior, com sólida atuação nas áreas de tecnologia, educação e perícias, atuando como pesquisador, perito judicial e perito assistente técnico em questões relacionadas a documentos digitais e físicos, assinaturas eletrônicas, informática e comparação de locutores.
Bacharel em ciência da computação, doutor e mestre em psicologia cognitiva, especialista em computação forense e perícia digital e em educação especial inclusiva.
Coordena o curso de pós-graduação Documentoscopia para a Justiça da Faculdade Instituto Rio de Janeiro (FIURJ) e Coligação dos Policiais Civis do Estado do Rio de Janeiro (COLPOL), é Presidente da Comissão de Perícias Forenses da Academia Brasileira de Ciências Criminais (ABCCRIM) e diretor da empresa Renato Guedes Perícias.
Próxima turma: 26/02/2024
Para mais informações, fale com nossa equipe no WhatsApp ou faça a pré-inscrição, ou inscreva-se imediatamente nos botões abaixo:
Curso: OSINT e Engenharia Social em golpes
por Giovana Taddeo Sanches Oliveira
APRESENTAÇÃO
A engenharia social é a técnica utilizada por golpistas e cibercriminosos para manipular as vítimas para compartilhar informações confidenciais, para que estes, enviem dinheiro ou comprometam seus bens e sua segurança, seja pessoas ou empresas.
O curso vai ensinar como identificar as técnicas utilizadas pelos golpistas para despertar gatilhos na mente da vítima que espontaneamente compartilha dados e fazem pagamentos para os criminosos, sendo induzidas ao erro. Muitas vezes basta só um clique.
Para descobrir com funciona a mente do golpista, o curso de engenharia social vai expandir os horizontes da mente humana com estudo prático à fundo não só de técnicas, como das ferramentas de OSINT para identificar o golpe.
Vamos aprender como identificar técnicas de manipulação, gatilhos mentais, técnicas de neuro marketing utilizadas nos golpes, vitimologia nos golpes, casos reais, ferramentas de OSINT para identificar golpes e o ‘’modos operandi’’ dos golpistas.
PROPOSTA
A engenharia social é uma técnica de manipulação que explora o erro humano para obter informações privadas, acessos ou objetos de valor. A vítima é induzida ao erro, e informa dados e passa acessos de forma espontânea.
Esse curso prático vai explicar como funciona a mente humana no momento do golpe, e como os golpistas atuam. Com algumas ferramentas de OSINT e técnicas ‘’reversas’’, vamos aprender a identificar fraudes e golpes e buscar em fontes abertas como o golpista agem.
O curso é diferenciado e atua a engenharia social prática desvendando a mente humana no golpe.
.
Nossa Xpert:
Giovana Taddeo Sanches Oliveira
Qualificação técnica: Comunicóloga há 14 anos e CEO da ZAP Soluções, empresa de comunicação. 4 anos Perita na empresa Cyber Perícias.
Perita Computacional Forense em Imagem, Áudio e Vídeo, Professora de Técnicas de detecção de Engenharia Social em Cyber Crimes, Perita em OSINT, membra da APECOF – Associação de Peritos de Computação Forense, membra do projeto Justiceiras de Saia, integrante da comissão de Crimes contra Mulher e Marias da Internet, membra da comissão de Perícias da OAB|SP, membra da comissão de Direito Digital da OAB Santo André, Pós-graduada e Gestão da Comunicação, Graduando Direito na Faculdade de Direito de Santo André, cursando Pós-graduação em Forense Imagem Áudio e Vídeo, Cursando pós graduação em LGPD e Direito do Consumidor, especialista em OSINT, Investigações Patrimoniais, Forense de Áudio e Vídeo e Forense em Biometria Facial.
Próxima turma: 13/04/2024
Para mais informações, fale com nossa equipe no WhatsApp ou faça a pré-inscrição, ou inscreva-se imediatamente nos botões abaixo:
Perícia, Estrutura e Elaboração de Documentos Periciais
por Fernando de Jesus
O curso objetiva apresentar aos alunos o histórico da Ciência, os métodos de investigação científica e prepara-los para atividade pericial. É necessário que o Perito domine a relação entre Ciência e Elaboração de Laudos/Pareceres. Consiga desenvolver sua expertise, dentro dos fundamentos de Neuropsicologia Pericial para elaboração de documentos periciais. Aprender a prática da metodologia de elaboração de laudo pericial e parecer, como sua estrutura. Sendo assim, este curso possibilitará o entendimento e a prática da atividade do Perito e elaboração de documentos periciais, que são fundamentais para o exercício da Perícia.
Nosso Xpert:
Fernando de Jesus
Fernando de Jesus, Bacharel em Ciências Contábeis e Psicólogo. Perito Criminal Federal – Classe Especial Área Contábil (Aposentado). Chefe do Serviço de Criminalística na SR/AM por dez anos. Ex-Coordenador de Ensino e Coordenador de Altos Estudos de Segurança Pública da Academia Nacional de Polícia. Pós-graduado em Auditoria Contábil; Inteligência Estratégica; Gerenciamento de Projetos; Gerenciamento Estratégico pela Universidade da Califórnia do Sul. Cursos de investigação pelo Drug Enforcement Administration, FBI, ILEA, CICAD/OEA e EUROPOL. Doutor (com louvor) em Psicologia pela Universidade de Santiago de Compostela – Espanha. Bolsista do Governo Britânico, estágio de Pós-doutorado em Psicologia de Investigação na Universidade de Liverpool – Inglaterra. Pós-doutor em Ciências Jurídicas pela Universidad Nacional de La Matanza (Argentina). Consultor do PNUD/ONU
Próxima turma: 17/04/2023
Para mais informações, fale com nossa equipe no WhatsApp ou faça a pré-inscrição, ou inscreva-se imediatamente nos botões abaixo:
Perigos digitais para crianças e adolescentes
por Karina Guimarães
O curso Perigos digitais para crianças e adolescentes tem o intuito de fazer a apresentação de riscos e avaliação de comportamentos criminais e evidenciais digitais para crianças e adolescentes.
O curso mostra uma percepção de prova material e preservação de provas, evidências e risco no ambiente de rede para pais e filhos e é voltado para pais, responsáveis, familiares, professores e educadores e tutores de crianças e adolescentes, pessoas que trabalhem com o público infanto-juvenil, além de forças da lei ou qualquer pessoa que se interesse pelo tema e busque conscientização e prevenção de incidentes.
Nossa Xpert:
Perita Karina Guimarães
Karina Guimarães, profissional especializada em Perícia Forense Digital e em comportamento em rede e no uso de dispositivos digitais, é Perita Forense em Mobile, Perita Forense Mobile, professora de UX e desenvolvimento de internet e consultora de cursos de crimes digitais e responsável pela direção da série Pense Digital.
Próxima turma: a definir
Para mais informações, fale com nossa equipe no WhatsApp ou faça a pré-inscrição, ou inscreva-se imediatamente nos botões abaixo:
Curso de PROVAS DIGITAIS- PRESENCIAL
por Bernardo de Azevedo
O curso é atual e relevante ao abordar de forma pioneira o tema Provas Digitais. O objetivo geral é o de capacitar os profissionais participantes a compreenderem e dominarem os aspectos fundamentais das provas digitais, fornecendo-lhes conhecimentos teóricos e práticos para lidar com os desafios atuais dessa área. O curso busca desenvolver competências que permitam aos profissionais atuarem de forma eficiente na produção e análise de provas digitais, aplicando corretamente as técnicas e ferramentas disponíveis. Dessa forma, pretende-se formar especialistas capazes de utilizar as provas digitais de forma segura, consistente e juridicamente válida, contribuindo para aprimorar a produção probatória no contexto das demandas judiciais relacionadas à era digital.
Nosso Xpert:
Bernardo de Azevedo
Doutorando em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre e Especialista em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Pós-Graduando em Computação Forense e Segurança da Informação pelo Instituto de Pós-graduação e Graduação (IPOG).
Professor da Xperts Academy e dos Cursos de Especialização em Direito da Universidade FEEVALE e da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Advogado e consultor. Autor dos livros “Visual Law” (RT, 2021), “Visual Law e Legal Design no Poder Público” (RT, 2021), “Metaverso e Direito” (RT, 2022), “Inovação no Ecossistema de Justiça” (Foco, 2022) e “Manual Prático de Provas Digitais (RT, 2023)”.
CV: http://lattes.cnpq.br/5470146431158450.
Próxima turma: 29/06/2024
Para mais informações, fale com nossa equipe no WhatsApp ou faça a pré-inscrição, ou inscreva-se imediatamente nos botões abaixo:
Inteligência Forense
por Fernando de Jesus
O curso possui por objetivo apresentar os conceitos fundamentais da ciência cognitiva, dados, informação, conhecimento e inteligência. Desta forma, desenvolvendo os métodos e metodologia de inteligência forense. Conhecendo e aplicando o ciclo da inteligência. Apresentando os principais itens do processo de tomada de decisão judicial e a sua contribuição para a inteligência forense, dentro da perspectiva da relevância da prova pericial e testemunhal. Apresentando e discutindo a contribuição da Psicologia da Mentira no andamento do Processo Judicial. Enfim, possibilitando ao profissional da área forense utilizar ferramentas de inteligência, para obter maior probabilidade de sucesso em seu desempenho profissional.
Nosso Xpert:
Fernando de Jesus
Fernando de Jesus, Bacharel em Ciências Contábeis e Psicólogo. Perito Criminal Federal – Classe Especial Área Contábil (Aposentado). Chefe do Serviço de Criminalística na SR/AM por dez anos. Ex-Coordenador de Ensino e Coordenador de Altos Estudos de Segurança Pública da Academia Nacional de Polícia. Pós-graduado em Auditoria Contábil; Inteligência Estratégica; Gerenciamento de Projetos; Gerenciamento Estratégico pela Universidade da Califórnia do Sul. Cursos de investigação pelo Drug Enforcement Administration, FBI, ILEA, CICAD/OEA e EUROPOL. Doutor (com louvor) em Psicologia pela Universidade de Santiago de Compostela – Espanha. Bolsista do Governo Britânico, estágio de Pós-doutorado em Psicologia de Investigação na Universidade de Liverpool – Inglaterra. Pós-doutor em Ciências Jurídicas pela Universidad Nacional de La Matanza (Argentina). Consultor do PNUD/ONU
Próxima SOB DEMANDA
Para mais informações, fale com nossa equipe no WhatsApp ou faça a pré-inscrição, ou inscreva-se imediatamente nos botões abaixo:
Coleta de Provas Digitais com a Ata Notarial – Teoria e prática
por Marcos Lamas
Um dos cenários da sociedade da informação é de transformação não só dos meios de prova e da própria natureza da evidência, mas, principalmente, das pessoas que com elas lidam profissionalmente, exigindo essa nova realidade o contínuo aperfeiçoamento dos agentes operadores em uma visão multidisciplinar e um nível de compreensão adequado a tal natureza.
O curso ATA NOTARIAL COMO MEIO DA PROVA DIGITAL – TEORIA E PRÁTICA contempla um conteúdo multidisciplinar. Serão abordados temas jurídicos, apresentando fundamentos teóricos e a base legal do instrumento Ata Notarial, trazendo alguns conhecimentos básicos e indispensáveis de informática, discutindo sobre produção probatória digital, demonstrando brevemente alguns conceitos da criminalística e forense digital.
Na parte prática do curso, o professor irá demonstrar diretrizes e procedimentos adequados para a coleta e manipulação da evidência digital, bem como elaboração de anexos com alguns conceitos de design e técnicas de redação que darão uma experiência melhor ao usuário final da ata notarial (juiz, partes, delegados, MP…)
Também serão estudados detalhadamente as maiores demandas da Ata Notarial, como por exemplo, Whatsapp, E-mail, transcrições de áudio, Facebook, Instagram, arquivos de vídeos e muito mais.
Não será objeto deste curso atas notariais de Usucapião.
Nosso Xpert:
Marcos Lamas
Marcos Lamas é Bacharel em Direito, pós-graduado em Ciências Forenses e Perícias Criminais, pós-graduado em Computação Forense e Perícia Digital. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses (SBCF) e da Academia Brasileira de Ciências Forenses (ABCF). Possui experiência e conhecimentos em Direito Notarial, perícia digital, análise forense em documentos e assinaturas.
Próxima turma: a definir
Para mais informações, fale com nossa equipe no WhatsApp ou faça a pré-inscrição, ou inscreva-se imediatamente nos botões abaixo:
Preservação de Evidências em Dispositivos Móveis
por Karina Guimarães
Preservar evidências em celulares é de extrema importância em diversos contextos, desde investigações criminais até litígios civis e disputas empresariais.
A preservação adequada das evidências em celulares é fundamental para garantir a justiça e a integridade do sistema legal. É importante que as autoridades policiais, advogados e outras partes envolvidas em um caso estejam cientes da importância da preservação adequada das evidências em celulares e tomem as medidas necessárias para garantir que as evidências sejam coletadas e preservadas corretamente.
O curso de Preservação de evidências em celulares terá a apresentação de todas as implicações envolvendo evidências em dispositivos móveis, no tocante aos erros na preservação das evidências nos crimes em que a parte lógica e física de celulares forem manuseadas de forma errada o que pode anular ou prejudicar a chance de uma condenação ou imputação de crime.
Nossa Xpert:
Perita Karina Guimarães
Karina Guimarães, profissional especializada em Perícia Forense Digital e em comportamento em rede e no uso de dispositivos digitais, é Perita Forense em Mobile, Perita Forense Mobile, professora de UX e desenvolvimento de internet e consultora de cursos de crimes digitais e responsável pela direção da série Pense Digital.
Acesso imediato à gravação do curso na íntegra
Para mais informações, fale com nossa equipe no WhatsApp ou faça a pré-inscrição, ou inscreva-se imediatamente nos botões abaixo:
Transcrição, textualização e análise de conteúdo de arquivos de Áudio
por Tatiane Alves Braga
A ideia deste curso é capacitar a nível básico profissionais interessados em atuar com Transcrição, Textualização e Análise de Conteúdo com enfoque Forense, e ênfase em Transcrição Fonográfica com Foco Forense para Ata Notarial utilizados nas lides judiciais. A metodologia que abordaremos, mantém a integridade do conteúdo fonético e os traços prosódicos, objetivando extração e direcionamento de dados relevantes e/ou robustos que poderão ser posteriormente examinados e utilizados para identificação e reconhecimento de pessoas.
Além disso, neste treinamento você irá aprender sobre a importância da realização da cadeia de custódia, evitando assim contestações e impugnações futuras do[LA2] parecer técnico por falta de confiabilidade relacionadas à integridade da prova.
Nosso Xpert:
Tatiane Alves Braga
Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Luterana do Brasil (2009). Fonoaudióloga Forense, Inscrita no cadastro de peritos do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul onde atua como Perita e Assistente Técnica e, também sócia/proprietária da empresa RT Perícias Fonoaudiológicas, onde trabalha com: Biometria Facial; Perícia de Áudio e/ou Vídeo; Perícia de Audiologia Ocupacional; Perícia de Comparação de Falantes; Transcrição, Degradação, Textualização e Análises de Conteúdo de Áudio e/ou Vídeo; Transcrição Fonográfica com Foco Forense para Ata Notarial
Acesso imediato à gravação do curso na íntegra
Para mais informações, fale com nossa equipe no WhatsApp ou faça a pré-inscrição, ou inscreva-se imediatamente nos botões abaixo:
Curso: Identificação de fraudes e manipulação em arquivos de áudio e vídeo
por Emmanuel Miranda
A identificação de manipulação em arquivos de áudio é o processo de análise forense de uma gravação de áudio para discernir se ela é consistente com os eventos originais Essas características podem ser importantes, especialmente quando se trata de detectar edições em evidências de áudio. Nesta era tecnológica, e com a facilidade dos editores até mesmo como aplicativos de celulares, não é difícil que um arquivo de áudio sofra modificações, de modo que mudem completamente o contexto que foi gravado. Neste caso, trechos podem ser inseridos ou retirados. A prova de áudio , então, desempenha um papel significativo nos tribunais.
Nosso Xpert:
Emmanuel Miranda
Emmanuel Miranda é Perito audiovisual cadastrado nos tribunais de SC, PE e SP. Mais de 20 anos de experiência com áudio profissional e pós produção de som para cinema, TV e streaming. Graduado em Investigação forense e perícia criminal; Mestrando em Neurociências; Aprimorando em Identificação Humana Forense; Pós graduado em Áudio e imagem forense; Pós graduado em Investigação criminal e neuropsicologia forense; Pós graduado em Análise acústica vocal forense; Pós graduando em Linguística Forense; Pós graduando em Inteligência artificial e Aprendizado de Máquina.
Acesso imediato à gravação do curso na íntegra
Para mais informações, fale com nossa equipe no WhatsApp ou faça a pré-inscrição, ou inscreva-se imediatamente nos botões abaixo:
Curso: Beneficiamento de som com foco Forense
por Emmanuel Miranda
Com o grande número de aparelhos celulares no mercado e dispositivos de gravação portáteis, estes têm se tornado um importante meio de prova. As pessoas estão prontas para gravar a qualquer momento. Por esta possibilidade o som está sujeito a diversas intempéries como ruído ambiente, reverberação excessiva, vozerio, entre outros. Este tipo de problema afeta diretamente a inteligibilidade do áudio.
O beneficiamento de sinal de áudio e do som com foco forense se torna, então, um procedimento importante para atenuar ou até eliminar estes problemas. Mas para isto é preciso compreender cada ferramenta , seu funcionamento e sua correta configuração. Importante ressaltar que o procedimento deve ser realizado com o rigor técnico para não ferir os princípios da cadeia de custódia e por isso é essencial dominar as etapas para uso do beneficiamento.
Nosso Xpert:
Emmanuel Miranda
Emmanuel Miranda é Perito audiovisual cadastrado nos tribunais de SC, PE e SP. Mais de 20 anos de experiência com áudio profissional e pós produção de som para cinema, TV e streaming. Graduado em Investigação forense e perícia criminal; Mestrando em Neurociências; Aprimorando em Identificação Humana Forense; Pós graduado em Áudio e imagem forense; Pós graduado em Investigação criminal e neuropsicologia forense; Pós graduado em Análise acústica vocal forense; Pós graduando em Linguística Forense; Pós graduando em Inteligência artificial e Aprendizado de Máquina.
Acesso imediato à gravação do curso na íntegra
Para mais informações, fale com nossa equipe no WhatsApp ou faça a pré-inscrição, ou inscreva-se imediatamente nos botões abaixo:
Imersão e Tendências em Criminal Profiling na Internet
por Karina Guimarães
Os crimes cibernéticos próprios ou que usam a tecnologia como meio são cada vez mais comuns e a prática deles muitas vezes está associada a padrões comportamentais ou de conduta semelhantes e que podem ser estudados e identificados a partir de certos indícios que podem auxiliar a identificação precoce e a prevenção ou a materialidade e autoria quando já efetuados.
A imersão em “Criminal Profiling” traz ao aluno conceitos e cases sobre os crimes cometidos em ambiente de rede e pelo uso de tecnologias digitais e informáticas, no tocante ao dolo e nas falhas de uso, considerando ainda a interação humano-computador, fator essencial nesta relação extremamente complicada entre tecnologia e pessoas.
Traz ainda a visão forense da materialidade extraída nos casos graves de crimes otimizados pela internet.
Nossa Xpert:
Perita Karina Guimarães
Karina Guimarães, profissional especializada em Perícia Forense Digital e em comportamento em rede e no uso de dispositivos digitais, é Perita Forense em Mobile, Perita Forense Mobile, professora de UX e desenvolvimento de internet e consultora de cursos de crimes digitais e responsável pela direção da série Pense Digital.
Acesso imediato à gravação do curso na íntegra
Para mais informações, fale com nossa equipe no WhatsApp ou faça a pré-inscrição, ou inscreva-se imediatamente nos botões abaixo:
Cadeia de custódia conforme o Pacote Anticrime e
ISO 27037
por Vladimir Rodrigues
A Cadeia de Custódia é a sequência de ações tomadas para garantir a identificação de uma potencial evidência, digital ou não, bem como de todos os seus custodiantes, de todos que a acessaram e de sua movimentação. Outros benefícios relacionados à garantia que a Cadeia de Custódia proporciona, são preservação, integridade e confiabilidade, além de possibilitar a justificativa para qualquer alteração ou mudança que sejam necessárias.
A correta aplicação dos procedimentos referentes à Cadeia de Custódia, evita contestações e impugnações de laudos, pois trata-se de um dos principais pontos observados, atentamente, após o resultado de uma perícia ser produzido.
A norma ABNT NBR ISO/IEC 27037, de 2013, reconhecida internacionalmente, é o documento que norteia e guia a realização de uma Cadeia de Custódia considerada assertiva, devido ao seu caráter normativo e regulatório. Inclusive, esta norma fornece a base necessária para que os procedimentos utilizados sejam aceitos e validados.
Nosso Xpert:
Vladimir Rodrigues
Vladimir Rodrigues, especializado em Perícia Forense Digital, em análise e investigação de fraude e autofraude e em técnicas de investigação OSINT. Profissional que trabalha há mais de 20 anos no setor de crédito, passando por financeiras, bancos e correspondentes bancários.
Acesso imediato à gravação do curso na íntegra
Para mais informações, fale com nossa equipe no WhatsApp ou faça a pré-inscrição, ou inscreva-se imediatamente nos botões abaixo:
FORENSE EM CELULARES: Extração e compreensão
do WhatsApp em dispositivos Android (sem root)
por Marcos Alexandre
WhatsApp, um dos aplicativos mais utilizados no Brasil, tem por finalidade agilizar a troca de mensagens, tornando a comunicação em tempo real com a vantagem de guardar o histórico cronológico dos fatos nele gerados. Contudo, muitas vezes utilizado para cometer crimes e até mesmo para uma recuperação de uma ação descuidada de exclusão, faz-se necessário à sua restauração e, muitas vezes, interpretação dos dados nele armazenado.
Dependendo do contexto, ainda devemos nos preocupar com os métodos de recuperação, tendo em vista que o resultado de uma extração pode levar um indivíduo a consequências jurídicas como a prisão por exemplo, então, a cadeia de custódia é um ponto primordial para executar tal feito.
Além do mais, existem outras barreiras que podem aparecer pelo caminho e todo cuidado é pouco principalmente quando estamos falando de uma extração de um dispositivo móvel que faz parte de um processo ajuizado. Levando em conta que as partes envolvidas têm o direito do contraditório e ampla defesa assegurados por lei.
No cenário atual, onde tudo é decidido no detalhe, um simples deslize pode gerar uma contestação ou até mesmo uma impugnação de um laudo ou parecer técnico que faça parte do processo, portanto, a aplicação correta de procedimentos e padrões internacionais, amplamente consolidados e plenamente aceitos pela comunidade científica da computação forense, são imprescindíveis.
O curso “Extração e compreensão do WhatsApp em dispositivos Android” abordará uma perspectiva geral, desde a coleta até geração do laudo/parecer técnico, passando por possíveis problemas que possam vir a serem questionados em juízo, como por exemplo a alteração da prova.
“Seguir uma metodologia consolidada não é garantia de sucesso, mas não seguir, é garantia de fracasso”.
Nosso Xpert:
Marcos Alexandre
Marcos Alexandre, Graduado em Informática pela Universidade Luterana do Brasil. Possui especialização em Segurança de Sistemas Computacionais pela ULBRA (2010) e Computação Forense e Perícia Digital pelo IPOG-RS (2019). Além disso, possui especialização em Metodologia do Ensino na Educação Superior pela UNINTER. Sócio da empresa MEC Informática desde 1995, especializada em projetos de servidores Windows e banco de dados Microsoft SQL Server além de dar suporte para empresas da região metropolitana de Porto Alegre
Próxima turma: a definir
Para mais informações, fale com nossa equipe no WhatsApp ou faça a pré-inscrição, ou inscreva-se imediatamente nos botões abaixo:
PDI pessoal e Autoconsciência Emocional
por Andréia Magalhães
O Programa de Desenvolvimento Individual (PDI) pessoal e Autoconsciência Emocional tem foco no indivíduo e nos seus objetivos pessoais para aprimoramento, descoberta e realização de seu propósito.
O PDI pessoal desenvolvido nesta dinâmica não tem foco específico nas relações de trabalho, mas sim na autoconsciência dos objetivos pessoais.
Será traçado um plano que atenda a propósitos pessoais, potencialize suas forças e capacidades de viver e conviver coletivamente.
Porque estudar sobre AE e PDI pessoal:
*A AE oferece uma direção para a vida.
*A AE e o PDIp busca por um conhecimento maior de si mesmo e por estar ciente da existência das nossas emoções, com o objetivo de compreender o que sentimos e vivenciamos no dia a dia.
*Investigar a felicidade e a liberdade original.
*Estar atento(a) a diferentes aspectos do nosso “eu”, incluindo nosso temperamento, nossas crenças, ideias, comportamentos, valores e sentimentos.
*Aprender a olhar para suas/nossas características como estratégia eficiente na construção de um caminho de sucesso e bem-estar.
Nossa Xpert:
Andréia Magalhães
Doutora em Ciências da Informação Pela Universidade Fernando Pessoa/Portugal-PT. Reconhecida como Doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul pela Plataforma Federal Carolina Bori. Mestre pela Universidade Católica de Goiás-PUC/GO. Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas-Estácio/GO. Especialista em Docência Universitária-PUC/GO. Graduação em Ciências Econômicas-PUC/GO. Graduada em Gestão Comercial-Estácio/GO. Em uma conta por aproximação para menos, mais de 15 mil discentes passaram pelo meu caminho entre graduação, pós-graduação, assessorias e treinamentos em 22 anos de docência.
Próxima turma: SOB DEMANDA
Para mais informações, fale com nossa equipe no WhatsApp ou faça a pré-inscrição, ou inscreva-se imediatamente nos botões abaixo:
Neurociência e Psicologia Forense
por Fernando de Jesus
O curso objetiva apresentar aos alunos os fundamentos da Neurociência Cognitiva, Psicologia Jurídica e Psicologia Forense. É necessário que o profissional forense domine a relação entre Neurociência, Psicologia e Direito para que alcance melhores resultados. Desenvolver a expertise forense, dentro dos fundamentos de Neurociência Cognitiva para uma atuação de alta performance. Aprender a prática da metodologia de elaboração de perfis criminais. Sendo assim, este curso possibilitará o entendimento e a prática da atividade forense de forma a desenvolver alta performance para casos complexos.
Nosso Xpert:
Fernando de Jesus
Fernando de Jesus, Bacharel em Ciências Contábeis e Psicólogo. Perito Criminal Federal – Classe Especial Área Contábil (Aposentado). Chefe do Serviço de Criminalística na SR/AM por dez anos. Ex-Coordenador de Ensino e Coordenador de Altos Estudos de Segurança Pública da Academia Nacional de Polícia. Pós-graduado em Auditoria Contábil; Inteligência Estratégica; Gerenciamento de Projetos; Gerenciamento Estratégico pela Universidade da Califórnia do Sul. Cursos de investigação pelo Drug Enforcement Administration, FBI, ILEA, CICAD/OEA e EUROPOL. Doutor (com louvor) em Psicologia pela Universidade de Santiago de Compostela – Espanha. Bolsista do Governo Britânico, estágio de Pós-doutorado em Psicologia de Investigação na Universidade de Liverpool – Inglaterra. Pós-doutor em Ciências Jurídicas pela Universidad Nacional de La Matanza (Argentina). Consultor do PNUD/ONU
Próxima turma: SEGUNDO SEMESTRE 2024
Para mais informações, fale com nossa equipe no WhatsApp ou faça a pré-inscrição, ou inscreva-se imediatamente nos botões abaixo:
Inteligência emocional: Gênese e Percepções
por Andréia Magalhães
Porque estudar sobre IE (Inteligência Emocional)
· A IE é muito importante, pois se o nosso emocional não souber lidar com as adversidades estaremos mais suscetíveis a tomar decisões erradas, baseadas em momentos de crise e estresse ou, até mesmo, em questões do passado que não foram bem compreendidas ou aceitas.
· Nesse contexto, é a IE que proporcionará a qualquer indivíduo resultados pessoais mais equilibrados e consistentes em um mundo contemporâneo.
· Para além disso, a IE auxilia no relacionamento intrapessoal e interpessoal.
· Também contribui com a redução do estresse já que é a facilitadora da compreensão das nossas emoções.
· A IE se legitima quando não deixamos a emoção dominar nossas ações e passamos a ser nós mesmos os dominadores do que devemos fazer ou não no dia a dia social.
· A IE coopera com o autocontrole do indivíduo.
· A IE é uma skill relevante para o mundo profissional.
Nossa Xpert:
Andréia Magalhães
Doutora em Ciências da Informação Pela Universidade Fernando Pessoa/Portugal-PT. Reconhecida como Doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul pela Plataforma Federal Carolina Bori. Mestre pela Universidade Católica de Goiás-PUC/GO. Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas-Estácio/GO. Especialista em Docência Universitária-PUC/GO. Graduação em Ciências Econômicas-PUC/GO. Graduada em Gestão Comercial-Estácio/GO. Em uma conta por aproximação para menos, mais de 15 mil discentes passaram pelo meu caminho entre graduação, pós-graduação, assessorias e treinamentos em 22 anos de docência.
Próxima turma: 2024
Para mais informações, fale com nossa equipe no WhatsApp ou faça a pré-inscrição, ou inscreva-se imediatamente nos botões abaixo:
Curso: OSINT e ferramentas aplicadas na investigação defensiva
por Giovana Taddeo Sanches Oliveira
APRESENTAÇÃO
OSINT, o que é ?
Open Source Intelligence, OSINT, refere-se a todas as informações que podem ser encontradas publicamente, via internet, sem violar quaisquer leis de direitos autorais ou privacidade. A todo tempo produzimos uma enorme quantidade de dados digitais, gerados a partir de interações pessoais e comerciais no ciberespaço. Toda essa interação deixa ‘’rastros’’ digitais, que podem ser utilizados tanto por golpistas quanto para investigação defensiva.
A investigação defensiva é uma prática que busca a obtenção de provas para a resolução mais rápida e eficaz de determinados casos.
Muitos advogados ou forças das leis procuram por meio da internet, vestígios e indícios de fatos relevantes que podem ser utilizados como base de investigação ou provas de situações relevantes que serão utilizadas em processos ou denúncias.
Mas onde estão esses dados? No curso de OSINT com foco em investigação defensiva, vamos ensinar todo o ‘’modus operandi’’ de uma investigação defensiva que vai permitir que você conheça como as ferramentas de OSINT podem permitir que você encontre pessoais, dados, informações relevantes para ações judiciais ou investigações particulares.
PROPOSTA
É um curso prático com a apresentação de ferramentas relevantes nas buscas de fontes vazadas para investigação defensiva, no dia a dia de advogados, forças das leis e peritos.
O curso tem como proposta técnicas e casos práticos de investigação utilizando fontes abertas, com busca de informações públicas a fim de mapear dados, pessoas e empresas que tem informações vazadas na internet.
.
Nossa Xpert:
Giovana Taddeo Sanches Oliveira
Qualificação técnica: Comunicóloga há 14 anos e CEO da ZAP Soluções, empresa de comunicação. 4 anos Perita na empresa Cyber Perícias.
Perita Computacional Forense em Imagem, Áudio e Vídeo, Professora de Técnicas de detecção de Engenharia Social em Cyber Crimes, Perita em OSINT, membra da APECOF – Associação de Peritos de Computação Forense, membra do projeto Justiceiras de Saia, integrante da comissão de Crimes contra Mulher e Marias da Internet, membra da comissão de Perícias da OAB|SP, membra da comissão de Direito Digital da OAB Santo André, Pós-graduada e Gestão da Comunicação, Graduando Direito na Faculdade de Direito de Santo André, cursando Pós-graduação em Forense Imagem Áudio e Vídeo, Cursando pós graduação em LGPD e Direito do Consumidor, especialista em OSINT, Investigações Patrimoniais, Forense de Áudio e Vídeo e Forense em Biometria Facial.
Próxima turma: a definir
Para mais informações, fale com nossa equipe no WhatsApp ou faça a pré-inscrição, ou inscreva-se imediatamente nos botões abaixo:
Curso: OSINT e pesquisa de fontes abertas
e DEEP e DARK Web
por Marcelo Eduardo
A deep web e a dark web são partes da internet que não são indexadas pelos mecanismos de busca comuns. Isso significa que você não pode encontrá-las usando esses sites, mas precisa de ferramentas especiais para acessá-las. Essas ferramentas são aliadas em investigações e coleta de informações aliadas a técnicas de OSINT.
A deep web é composta por sites e conteúdo que não são públicos por diversos motivos, como acesso pago, questões de privacidade ou segurança; como dados acadêmicos, médicos, científicos ou governamentais e transações bancárias, que são restritos por login ou senha
A dark web é uma parte da deep web que é propositalmente escondida por seus criadores e usuários, que usam um software especial chamado Tor para se comunicarem de forma anônima e segura e dificulta o rastreamento da origem ou destino das informações. O que o mundo conhece como perigoso, ilícito e problemático tende a se concentrar na dark web.
PROPOSIÇÃO
A dark web pode ser usada com fins legítimos por jornalistas, ativistas, dissidentes políticos ou vítimas de perseguição que querem se proteger de ameaças ou censura. Porém, é muito usada para atividades ilegais ou criminosas, como venda de drogas, armas, documentos falsos, serviços hackers, pornografia infantil, terrorismo e outras. A necessidade de investigar esses dados é urgente e necessita dos poucos profissionais qualificados, que estão aptos a encontrar os dados e navegar com segurança nesses ambientes
Os riscos de acessar a dark web vão desde a exposição a conteúdos perturbadores, ofensivos ou violentos, até a invasão de privacidade, roubo de dados, golpes financeiros, vírus, malware e ataques cibernéticos, além de ser considerado um crime em alguns países.
O curso abordará conceitos de Surface, Deep e Dark web, relacionados às principais diferenças, conceitos da rede TOR(cebola) e conceitos de VPNs para uma navegação segura e assertiva para busca de dados usando ferramentas adequadas aliadas a OSINT para capacitar profissionais que queiram atuar nesse campo com grande demanda de mercado.
Nosso Xpert:
Marcelo Eduardo
Marcelo tem sólida experiência como Engenheiro de Software nos setores bancário e de seguros; programador especializado em tecnologias web, JavaScript, TypeScript e .Net Core; e habilidades em bancos de dados. Tem expertise em OSINT, formação em Computação Forense, além de estar atualmente em uma pós-graduação sobre Inteligência Artificial.
Próxima turma: A DEFINIR
Para mais informações, fale com nossa equipe no WhatsApp ou faça a pré-inscrição, ou inscreva-se imediatamente nos botões abaixo:
Formação Básica em Computação Forense para extração de Evidências Digitais
por Marcos Pitanga
No contexto atual em que a tecnologia e a quantidade de dados gerados crescem exponencialmente, o conhecimento de técnicas de extração de dados digitais é de extrema importância em diversas áreas.
Na área forense: a extração de dados digitais é essencial para a obtenção de provas em casos criminais, fraudes, crimes cibernéticos e outros incidentes relacionados à segurança;
Na Segurança cibernética: permite identificar vulnerabilidades e detectar atividades suspeitas ou maliciosas em sistemas e redes;
Compliance e governança de dados: Ajuda a garantir que as empresas estejam em conformidade com regulamentações e políticas de privacidade.
A EXTRAÇÃO DE DADOS DIGITAIS permite transformar grandes volumes de informações em insights úteis: A análise de dados digitais pode ajudar a identificar atividades fraudulentas e proteger organizações e indivíduos contra perdas financeiras; Em situações de crise, a extração de dados digitais pode ser útil para obter informações em tempo real e facilitar a tomada de decisões rápidas;
O curso “Formação Básica em Computação Forense para extração de Evidências Digitais” traz ao aluno conhecimentos básicos sobre os métodos de extração de dados forenses em computadores e, como relacionar ao processo de cadeia de custódia. Nosso objetivo é capacitar o aluno com as técnicas mais relevantes e que farão parte escopo do seu do dia a dia de trabalho. Serão abordados aspectos teóricos com exercícios práticos, expondo o aluno aos desafios encontrados nas mais diversas formas de extração de sistemas computacionais, disco, memória e sobre máquinas virtuais.
Nossos Xperts:
Marcos Pitanga
Marcos Pitanga atua há 37 anos na área de TI e Segurança da Informação. Pós Graduado em Segurança, Gestão da Privacidade LGPD/GDPR e Perícia Computacional Forense. Atualmente é Chief Information Officer do Grupo TalkCommunications do Brasil, professor universitário de pós graduação de diversas universidades, Perito Forense e Pentester. Autor dos livros Construindo Supercomputadores com Linux, Computação em Cluster e Honeypots a Arte de Iludir Hackers. Possui inúmeras certificações de mercado em diversos segmentos da segurança e privacidade dos dados.
Acesso imediato à gravação do curso na íntegra
Para mais informações, fale com nossa equipe no WhatsApp ou faça a pré-inscrição, ou inscreva-se imediatamente nos botões abaixo:
Capacitação para o uso do IPED Forense na Indexação e Processamento de Evidências Digitais
por Marcos Pitanga
O curso “Capacitação para o uso do IPED (INDEXADOR E PROCESSADOR DE EVIDÊNCIAS DIGITAIS) Forense na Indexação e Processamento de Evidências Digitais” traz ao aluno conhecimentos básicos necessários para iniciar uma investigação computacional sobre uma mídia forense adquirida posteriormente. Essa ferramenta, é a base da polícia federal e demais órgão públicos que norteiam a perícia forense computacional na atualidade, acelerando as entregas dos casos designados ao perito forense computacional.
Nosso objetivo é capacitar o aluno com as técnicas mais relevantes e que farão parte escopo do seu do dia a dia de trabalho. Serão abordados aspectos teóricos com exercícios práticos, expondo o aluno aos desafios encontrados nas investigações das mais diversas. Neste curso, o aluno terá a oportunidade de simular o uso da ferramenta em um estudo de caso envolvendo possível ato terrorista.
Nossos Xperts:
Marcos Pitanga
Marcos Pitanga atua há 37 anos na área de TI e Segurança da Informação. Pós Graduado em Segurança, Gestão da Privacidade LGPD/GDPR e Perícia Computacional Forense. Atualmente é Chief Information Officer do Grupo TalkCommunications do Brasil, professor universitário de pós graduação de diversas universidades, Perito Forense e Pentester. Autor dos livros Construindo Supercomputadores com Linux, Computação em Cluster e Honeypots a Arte de Iludir Hackers. Possui inúmeras certificações de mercado em diversos segmentos da segurança e privacidade dos dados.
Acesso imediato à gravação do curso na íntegra
Para mais informações, fale com nossa equipe no WhatsApp ou faça a pré-inscrição, ou inscreva-se imediatamente nos botões abaixo:
Perícia Forense Computacional com Autopsy
por Marcos Pitanga
A ferramenta Autopsy é uma plataforma de perícia forense digital de código aberto para sistemas Windows e Linux. O que permite investigações forenses contra dispositivos de armazenamento, como discos rígidos, SSDs, pendrives, e qualquer outra mídia de armazenamento forense. O mesmo é usado por policiais, militares, milhares de investigadores e profissionais forenses em todo o mundo.
O Autopsy foi projetado para ser intuitivo, rápido e extensível, tendo grande suporte da comunidade de código aberto. Autopsy é uma plataforma composta de módulos que fornecem funcionalidades como cronologia ou análise de linha do tempo, filtros de hash, pesquisa de palavras-chave, artefatos da web, recuperação de dados, extrator de mídia e indicadores de comprometimento usando STIX.
No curso Perícia Forense Computacional com Autopsy você vai aprender a usar o Autopsy para análise de dados e evidências digitais e atuar com a Pericia Forense Computacional.
Nossos Xperts:
Marcos Pitanga
Marcos Pitanga atua há 37 anos na área de TI e Segurança da Informação. Pós Graduado em Segurança, Gestão da Privacidade LGPD/GDPR e Perícia Computacional Forense. Atualmente é Chief Information Officer do Grupo TalkCommunications do Brasil, professor universitário de pós graduação de diversas universidades, Perito Forense e Pentester. Autor dos livros Construindo Supercomputadores com Linux, Computação em Cluster e Honeypots a Arte de Iludir Hackers. Possui inúmeras certificações de mercado em diversos segmentos da segurança e privacidade dos dados.
Acesso imediato à gravação do curso na íntegra
Para mais informações, fale com nossa equipe no WhatsApp ou faça a pré-inscrição, ou inscreva-se imediatamente nos botões abaixo:
Curso Intermediário de programação com Python: Requests – Consumo de APIs e Web Scraping
por Alex Eduardo Chiaranda e Vornei Augusto Grella
Os requests em Python são uma biblioteca essencial para realizar comunicação de rede e fazer solicitações a servidores da web. Eles desempenham um papel crucial ao permitir que os desenvolvedores interajam com APIs (Application Programming Interfaces) e coletem dados de páginas da web.
Os requests em Python são uma ferramenta importante para interagir com a web, acessar APIs, coletar dados e automatizar tarefas relacionadas à comunicação com servidores da web. Se você está desenvolvendo aplicativos que precisam se comunicar com serviços online ou extrair informações da web, a biblioteca requests é uma escolha valiosa.
Algumas vantagens do requests:
*Permite o envio de requisições HTTP em Python de forma simples e legível.
*Facilita o consumo de APIs em um programa Python.
Possui os quatro principais métodos: GET, POST, PATH e DELETE, que permitem realizar diferentes tipos de operações com os dados no servidor.
*Permite trabalhar com dados da web ue fazer a captura de tela ou screen-scraping rapidamente.
Nossos Xperts:
Alex Eduardo Chiaranda
Bacharel em Ciência da Computação pela escola de Engenharia de Piracicaba, pós-graduado em Computação Forense e Perícia Computacional pelo IPOG, possui mais de 25 anos de experiência na área de T.I. onde vem atuando em todo processo de desenvolvimento de software desde a Infraestrutura, Arquitetura do Software, Integrações com softwares de terceiros ou softwares legados, camada de apresentação e interação com o usuário e entrega da aplicação final. Trabalha ativamente com a Linguagem Python desde 2009, foi editor e revisor de textos técnicos e livros sobre a linguagem.
Vornei Augusto Grella
“procuro manter o pensamento positivo, exercitar o bom humor, praticar a honestidade e a bondade!” Linux user/lover (vagrella), desde 1994; formado desde 2001 como Bacharel em Ciência da Computação pela Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP); pós-graduado em 2012 como Especialista em Engenharia de Softwares pela Universidade de Estadual de Campinas (UNICAMP), onde trabalha atualmente, desde 2004, como funcionário público no cargo de Profissional de Tecnologia da Informação (T.I.) e Comunicação, com desenvolvimento de software e Professor de Python, pela Educorp/Unicamp; também atuou anteriormente em outras áreas como Infraestrutura, Devops, Segurança da Informação e Banco de Dados, com experiência em diversas empresas privadas de variados ramos no mercado.
Acesso imediato à gravação do curso na íntegra
Para mais informações, fale com nossa equipe no WhatsApp ou faça a pré-inscrição, ou inscreva-se imediatamente nos botões abaixo:
Curso Intermediário de programação com Python: Testes automatizados- Unittest e Doctest
por Alex Eduardo Chiaranda e Vornei Augusto Grella
Os testes automatizados são uma prática fundamental no desenvolvimento de software, pois ajudam a garantir a qualidade do código ao longo do tempo. No Python, existem duas bibliotecas principais para escrever testes automatizados: unittest e doctest.
unittest: A biblioteca unittest é uma estrutura de teste integrada ao Python. Ela fornece uma maneira conveniente de escrever testes unitários, que verificam o comportamento esperado de partes específicas do código. Os testes são agrupados em classes de teste, que contêm métodos de teste individuais. Cada método de teste verifica se uma determinada função ou classe se comporta corretamente, comparando seu resultado esperado com o resultado real obtido durante a execução do teste.
A estrutura unittest oferece recursos como configuração e limpeza pré e pós-teste, agrupamento de testes, asserções para verificar resultados esperados, captura de exceções e muito mais. Os testes podem ser executados individualmente ou como um conjunto de testes completo.
doctest: A biblioteca doctest permite escrever testes dentro da própria documentação do código-fonte. Os testes são especificados em blocos de texto chamados “doctests” e são executados automaticamente quando a documentação é gerada ou quando explicitamente invocados.
Os doctests têm uma sintaxe específica e são escritos em um formato interativo semelhante a um console Python. Eles verificam exemplos fornecidos na documentação, garantindo que os resultados esperados sejam iguais aos resultados reais. Os doctests são úteis para documentar exemplos de uso e também funcionam como testes automatizados, mantendo a documentação atualizada e precisa.
Em resumo, tanto unittest quanto doctest são bibliotecas de teste automatizado em Python. O unittest é uma estrutura de teste mais tradicional, onde você escreve casos de teste como classes e métodos, enquanto o doctest permite que você insira testes diretamente na documentação do código-fonte. Ambas as bibliotecas ajudam a garantir que o código funcione corretamente e permaneça confiável à medida que evolui.
Nossos Xperts:
Alex Eduardo Chiaranda
Bacharel em Ciência da Computação pela escola de Engenharia de Piracicaba, pós-graduado em Computação Forense e Perícia Computacional pelo IPOG, possui mais de 25 anos de experiência na área de T.I. onde vem atuando em todo processo de desenvolvimento de software desde a Infraestrutura, Arquitetura do Software, Integrações com softwares de terceiros ou softwares legados, camada de apresentação e interação com o usuário e entrega da aplicação final. Trabalha ativamente com a Linguagem Python desde 2009, foi editor e revisor de textos técnicos e livros sobre a linguagem.
Vornei Augusto Grella
“procuro manter o pensamento positivo, exercitar o bom humor, praticar a honestidade e a bondade!” Linux user/lover (vagrella), desde 1994; formado desde 2001 como Bacharel em Ciência da Computação pela Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP); pós-graduado em 2012 como Especialista em Engenharia de Softwares pela Universidade de Estadual de Campinas (UNICAMP), onde trabalha atualmente, desde 2004, como funcionário público no cargo de Profissional de Tecnologia da Informação (T.I.) e Comunicação, com desenvolvimento de software e Professor de Python, pela Educorp/Unicamp; também atuou anteriormente em outras áreas como Infraestrutura, Devops, Segurança da Informação e Banco de Dados, com experiência em diversas empresas privadas de variados ramos no mercado.
Acesso imediato à gravação do curso na íntegra
Para mais informações, fale com nossa equipe no WhatsApp ou faça a pré-inscrição, ou inscreva-se imediatamente nos botões abaixo:
Curso Intermediário de Python: Programação Orientada a Objetos (POO): Classes, Objetos, Métodos e Atributos
por Alex Eduardo Chiaranda e Vornei Augusto Grella
O curso possui por objetivo apresentar os conceitos de Programação Orientada a Objetos (POO): Classes, Objetos, Métodos e Atributos
A Programação Orientada a Objetos (POO) é um paradigma de programação que se baseia no conceito de “objetos” como elementos fundamentais para representar dados e comportamentos em um programa. Nesse paradigma, o software é estruturado em torno de entidades autônomas chamadas “objetos”, que são instâncias de “classes”. A POO é amplamente utilizada em várias linguagens de programação, como Java, Python, C++, C#, entre outras.
A Programação Orientada a Objetos oferece uma série de vantagens para o desenvolvimento de software, tornando-o mais modular, reutilizável, fácil de entender e manter. Ao utilizar conceitos como classes, objetos, métodos e atributos, os programadores podem criar sistemas mais eficientes e bem estruturados.
Nossos Xperts:
Alex Eduardo Chiaranda
Bacharel em Ciência da Computação pela escola de Engenharia de Piracicaba, pós-graduado em Computação Forense e Perícia Computacional pelo IPOG, possui mais de 25 anos de experiência na área de T.I. onde vem atuando em todo processo de desenvolvimento de software desde a Infraestrutura, Arquitetura do Software, Integrações com softwares de terceiros ou softwares legados, camada de apresentação e interação com o usuário e entrega da aplicação final. Trabalha ativamente com a Linguagem Python desde 2009, foi editor e revisor de textos técnicos e livros sobre a linguagem.
Vornei Augusto Grella
“procuro manter o pensamento positivo, exercitar o bom humor, praticar a honestidade e a bondade!” Linux user/lover (vagrella), desde 1994; formado desde 2001 como Bacharel em Ciência da Computação pela Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP); pós-graduado em 2012 como Especialista em Engenharia de Softwares pela Universidade de Estadual de Campinas (UNICAMP), onde trabalha atualmente, desde 2004, como funcionário público no cargo de Profissional de Tecnologia da Informação (T.I.) e Comunicação, com desenvolvimento de software e Professor de Python, pela Educorp/Unicamp; também atuou anteriormente em outras áreas como Infraestrutura, Devops, Segurança da Informação e Banco de Dados, com experiência em diversas empresas privadas de variados ramos no mercado.
Acesso imediato à gravação do curso na íntegra
Para mais informações, fale com nossa equipe no WhatsApp ou faça a pré-inscrição, ou inscreva-se imediatamente nos botões abaixo:
Curso Básico de programação e lógica com linguagem Python
por Alex Eduardo Chiaranda e Vornei Augusto Grella
O curso possui por objetivo apresentar os conceitos fundamentais de lógica, programação, tecnologia, informações e conhecimentos iniciais, assim como a filosofia e paradigmas básicos da linguagem Python. Apresentando os principais aspectos desta tecnologia e o domínio para reconhecimento de erros e instalação de bibliotecas. Possibilitando que qualquer pessoa, mesmo que sem conhecimento ou experiência com Tecnologia da Informação, programação ou lógica possa aprender como automatizar tarefas e realizar análise de dados em uso profissional ou até mesmo em questões pessoais.
Nossos Xperts:
Alex Eduardo Chiaranda
Bacharel em Ciência da Computação pela escola de Engenharia de Piracicaba, pós-graduado em Computação Forense e Perícia Computacional pelo IPOG, possui mais de 25 anos de experiência na área de T.I. onde vem atuando em todo processo de desenvolvimento de software desde a Infraestrutura, Arquitetura do Software, Integrações com softwares de terceiros ou softwares legados, camada de apresentação e interação com o usuário e entrega da aplicação final. Trabalha ativamente com a Linguagem Python desde 2009, foi editor e revisor de textos técnicos e livros sobre a linguagem.
Vornei Augusto Grella
“procuro manter o pensamento positivo, exercitar o bom humor, praticar a honestidade e a bondade!” Linux user/lover (vagrella), desde 1994; formado desde 2001 como Bacharel em Ciência da Computação pela Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP); pós-graduado em 2012 como Especialista em Engenharia de Softwares pela Universidade de Estadual de Campinas (UNICAMP), onde trabalha atualmente, desde 2004, como funcionário público no cargo de Profissional de Tecnologia da Informação (T.I.) e Comunicação, com desenvolvimento de software e Professor de Python, pela Educorp/Unicamp; também atuou anteriormente em outras áreas como Infraestrutura, Devops, Segurança da Informação e Banco de Dados, com experiência em diversas empresas privadas de variados ramos no mercado.
Acesso imediato à gravação do curso na íntegra
Para mais informações, fale com nossa equipe no WhatsApp ou faça a pré-inscrição, ou inscreva-se imediatamente nos botões abaixo:
Criminal Profiling -alta Periculosidade: “cases”
por Karina Guimarães
A alta capacidade de raciocínio e manipulação e elevado QI dos criminosos dificulta a solução de crimes e associação com a autoria. A capacidade de identificar os possíveis envolvidos e os autores de crimes de alta performance e danos econômicos; de saúde; internacionais, dentre outros, é possibilitada aos profissionais que atuam nas áreas de gestão de pessoas, liderança, forças de lei, jurídica, Forense e comportamental. Para isso as habilidades devem ser desenvolvidas, aprimoradas e constantemente recicladas.
“Criminal Profiling – alta periculosidade: “cases” traz ao aluno conceitos e cases sobre os crimes cometidos em ambiente de rede, ou não, e popularizados pela divulgação da imprensa. Traz ainda a visão forense da autoria nos casos graves de crimes otimizados pela internet e estudos dos traços de personalidade dos envolvidos também em crimes de grande impacto e repercussão.
Nossa Xpert:
Perita Karina Guimarães
Karina Guimarães, profissional especializada em Perícia Forense Digital e em comportamento em rede e no uso de dispositivos digitais, é Perita Forense em Mobile, Perita Forense Mobile, professora de UX e desenvolvimento de internet e consultora de cursos de crimes digitais e responsável pela direção da série Pense Digital.
Acesso imediato à gravação do curso na íntegra
Para mais informações, fale com nossa equipe no WhatsApp ou faça a pré-inscrição, ou inscreva-se imediatamente nos botões abaixo:
Análise de Memória Volátil com o Volatility 3: teoria e prática
do inicial ao avançado
por Vladimir Rodrigues
A atuação de um perito, seja em uma diligência de busca e apreensão, ou sendo o primeiro a responder a um incidente, ou a uma emergência computacional, deve ser orientada por algumas normas e procedimentos encontrados, em linguagem simples, e de maneira ordenada, na NBR ISO/IEC 27037 e na RFC 3227. Estes documentos especificam como deve ser realizada a Cadeia de Custódia, esta que representa o tipo de ação principal durante a coleta, a aquisição e o armazenamento de evidências e que, ao ser seguido corretamente, deixa o laudo pericial robusto e resistente aos tipos de impugnação mais comuns que, em sua grande maioria, apontam para falhas cometidas durante estas fases.
Para que informações importantes não sejam perdidas e o material coletado seja considerado íntegro, sem qualquer vestígio de manipulação, é necessário observar quais dispositivos computacionais estão em funcionamento e quais não estão. Este curso dinâmico traz conceitos importantes, referentes à aplicação correta da Cadeia de Custódia aos equipamentos que estiverem em execução; uma breve explicação sobre a ordem de volatilidade das evidências, ou seja, em quais componentes do sistema as informações se perdem com mais facilidade e rapidez; e foco principal na versão mais recente de uma das principais e melhores ferramenta para análise de evidências voláteis, o Volatility 3.
A fase correspondente, a análise de um dump de memória RAM, será realizada, em tempo real. Através dos diversos plugins do Volatility 3, serão visualizados os processos exec utados, ou em execução; quais comandos estes processos, por sua vez, estavam executando; dados sobre os horários de início, término e duração de cada processo; se há ou não um malware em ação; quais conexões foram estabelecidas e se ainda permanecem abertas e/ou foram fechadas, entre diversas outras evidências consideradas relevantes para um determinado tipo de perícia e que serão vistas durante a utilização da ferramenta.
Nosso Xpert:
Vladimir Rodrigues
Vladimir Rodrigues, especializado em Perícia Forense Digital, em análise e investigação de fraude e autofraude e em técnicas de investigação OSINT. Profissional que trabalha há mais de 20 anos no setor de crédito, passando por financeiras, bancos e correspondentes bancários.
Acesso imediato à gravação do curso na íntegra
Para mais informações, fale com nossa equipe no WhatsApp ou faça a pré-inscrição, ou inscreva-se imediatamente nos botões abaixo:
Curso: Criminalística e Perícia Forense
por Helano Matos
O curso objetiva proporcionar aos alunos uma visão geral dos aspectos técnicos-científicos sobre a Criminalística e Perícia Forense, transmitindo fundamentos e conceitos básicos, elementos essenciais realização das atividades profissionais na área pericial, vestígios e indícios, cadeia de custódia, prova pericial, investigação em cenas de crime (CSI), exames periciais, documentos periciais (laudo, informação técnica, parecer). Ademais, este curso possibilitará o entendimento e a prática das atividades periciais que são fundamentais para o bom exercício por peritos, assistentes técnicos, operadores do Direito e qualquer profissional que deseja atuar na área.
Nosso Xpert:
Helano Matos
Primeiro Brasileiro a ser Diretor Mundial da Polícia Forense da Organização Internacional de Polícia Criminal (INTERPOL) gerenciando 190 países na sede mundial em Lyon na França.
Perito Criminal da Polícia Federal da área de combate a crimes cibernéticos e por computador por mais de 20 anos e Chefe do Setor Técnico-Científico da Polícia Federal. Foi Superintendente de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública do Estado do Ceará. Atualmente é professor da Escola Superior de Magistratura do Ceará (ESMEC), membro titular do Centro de Conhecimento Global (Global Knowledge Hub) da INTERPOL e autor de mais de 100 publicações, incluindo livros e artigos científicos nacionais e internacionais. foi professor do mestrado e doutorado da Universidade de Liverpool na Inglaterra. No Brasil, ele foi professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Federal do Rio Grande (FURG-RS), Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ), Academia Nacional da Polícia Federal (ANP-PF), dentre outras.
FORA DA PROGRAMAÇÃO
Para mais informações, fale com nossa equipe no WhatsApp ou faça a pré-inscrição, ou inscreva-se imediatamente nos botões abaixo:
Curso: Combate às Fake News
por Helano Matos
As Fake news consistem em informações enganosas, imprecisas, ou mesmo desinformação fabricadas para imitar o conteúdo de notícias confiáveis e verdadeiras veiculadas na mídia impressa ou digital. Dessa forma, torna-se fundamental conhecer de forma prática e aplicada os conceitos básicos sobre as fake news, os meios empregados na produção das fake news, as legislações e normas aplicadas às fake news, as instituições que são responsáveis pelo combate às fake news e o papel de cada uma delas na sociedade, as barreiras e facilitadores no enfrentamento dessas notícias, as ferramentas e aplicações computacionais de combate às fake news, inclusive as que usam Inteligência Artificial.
Portanto, o curso tem a intenção de capacitar qualquer pessoa ou profissional (formado ou em formação) das mais diversas áreas de atuação que trabalham ou usam o espaço cibernético (profissionais de todas as áreas de conhecimento, influenciadores digitais, “blogueiros”, jornalistas, comunicadores, etc.) com conhecimentos teóricos e práticos sobre como identificar e combater as fake news, especificamente no universo digital e cibernético, propiciando adequada qualificação técnico-científica para que haja uma compreensão dos riscos e ameaças provocados por essas notícias e reforçando os aspectos práticos sobre as ferramentas e mecanismos de prevenção, investigação e combate. Também serão realizados debates e estudo de casos concretos no sentido de preparar as pessoas e profissionais para as situações que envolvam as fake news.
Nosso Xpert:
Helano Matos
Primeiro Brasileiro a ser Diretor Mundial da Polícia Forense da Organização Internacional de Polícia Criminal (INTERPOL) gerenciando 190 países na sede mundial em Lyon na França.
Perito Criminal da Polícia Federal da área de combate a crimes cibernéticos e por computador por mais de 20 anos e Chefe do Setor Técnico-Científico da Polícia Federal. Foi Superintendente de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública do Estado do Ceará. Atualmente é professor da Escola Superior de Magistratura do Ceará (ESMEC), membro titular do Centro de Conhecimento Global (Global Knowledge Hub) da INTERPOL e autor de mais de 100 publicações, incluindo livros e artigos científicos nacionais e internacionais. foi professor do mestrado e doutorado da Universidade de Liverpool na Inglaterra. No Brasil, ele foi professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Federal do Rio Grande (FURG-RS), Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ), Academia Nacional da Polícia Federal (ANP-PF), dentre outras.
FORA DA PROGRAMAÇÃO
Para mais informações, fale com nossa equipe no WhatsApp ou faça a pré-inscrição, ou inscreva-se imediatamente nos botões abaixo:
Curso: Inovações e Tecnologias Aplicadas ao Direito
por Helano Matos
Este curso foi projetado para capacitar qualquer operador do Direito (formado ou em formação) das mais diversas áreas de atuação e estudantes (graduação ou pós-graduação) que usam ou trabalham nos meios digitais. Esse curso enfatiza o domínio de conceitos e fundamentos de alto nível baseado nos modelos desenvolvidos pela Universidade de Harvard nos Estados Unidos e pela Universidade de Liverpool na Inglaterra proporcionando uma qualificação técnico-científica e profissional essencial para o uso apropriado das novas tecnologias. Através do conhecimento técnico e discussão de estudos de caso, este curso permite que os participantes sejam profissionais informados sobre as temáticas orientadas pelas novas tecnologias. Além disso, prepara os participantes para formular argumentos e opiniões legais com base em novas tecnologias disruptivas que surgem a todo momento no universo digital.
Nosso Xpert:
Helano Matos
Primeiro Brasileiro a ser Diretor Mundial da Polícia Forense da Organização Internacional de Polícia Criminal (INTERPOL) gerenciando 190 países na sede mundial em Lyon na França.
Perito Criminal da Polícia Federal da área de combate a crimes cibernéticos e por computador por mais de 20 anos e Chefe do Setor Técnico-Científico da Polícia Federal. Foi Superintendente de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública do Estado do Ceará. Atualmente é professor da Escola Superior de Magistratura do Ceará (ESMEC), membro titular do Centro de Conhecimento Global (Global Knowledge Hub) da INTERPOL e autor de mais de 100 publicações, incluindo livros e artigos científicos nacionais e internacionais. foi professor do mestrado e doutorado da Universidade de Liverpool na Inglaterra. No Brasil, ele foi professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Federal do Rio Grande (FURG-RS), Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ), Academia Nacional da Polícia Federal (ANP-PF), dentre outras.
FORA DA PROGRAMAÇÃO
Para mais informações, fale com nossa equipe no WhatsApp ou faça a pré-inscrição, ou inscreva-se imediatamente nos botões abaixo:
Metaverso e Direito Digital
por Eraldo Soares
O curso “Metaverso e Direito Digital” traz ao aluno conhecimentos básicos, conceitos de um ambiente digital, conceitos iniciais do Metaverso, Perspectiva Constitucionais, Herança Digital e um panorama sobre aplicações da LGPD. Nosso objetivo é capacitar o aluno com os assuntos mais relevantes, incluindo os desafios das relações de trabalho no Metaverso.
Nosso Xpert:
Eraldo Soares
Eraldo Soares é graduado em Direito e Tecnologia em Redes de Computadores, com pós graduação em Direito Digital e Compliance pela Faculdade de Direito Damásio de Jesus e Pós graduado em Computação Forense e Pericia Digital pelo IPOG. Atua como Gerente de Projetos há 14 anos voltado para os segmentos financeiro, serviços e varejos
SOB DEMANDA
Para mais informações, fale com nossa equipe no WhatsApp ou faça a pré-inscrição, ou inscreva-se imediatamente nos botões abaixo: